quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Opie, Sons of Anarchy e a Vida...



Acabei de ver de novo o terceiro episódio de S.o.A desta nova 5 temporada

Sinceramente e sem medo de passar por rídiculo estou em choque...foi de longe o episódio mais triste e emocionante de todas as 5 temporadas até agora, se vc acompanha a série e ainda não viu este terceiro episódio pare de ler agora porque vai ter spoilers.

Sons of Anarchy para mim é uma das melhores coisas que já vi em termos de filmes, seriados e programas de tv.
Uma puta estória.O que me atraiu primeiro foi o fato de ser baseado em histórias reais de Mc's 1% Outlaws, o visual do seriado, as cenas, a trilha sonora, as motos, as outras gangs, etc.

Mas hoje  para mim se consolidou de fato o que eu realmente sempre pensei sobre o seriado, desde a 1 temporada. A relação de lealdade, irmandade, familia e os problemas, as merdas que voce tem pra resolver no dia a dia...as negociações, a sobrevivencia. Não foi bem este episódio que me faz pensar nisso, mas este definitivamente consolidou tudo isso

Foi tão forte as cenas da morte do Opie que mobilizou milhares de fãs no mundo todo, alguns não tiveram problema nenhum em admitir que foram as lágrimas. Foi brutal.

Este é o melhor do show...a vida não é perfeita, não tem essa de vilão e mocinho, não há justiça, bem absoluto ou mal absoluto, voce tem que lutar, consertar as merdas, sobreviver, pensar, agir, lucrar, cuidar da familia, ter seus amigos..para mim é uma metafora perfeita para a vida real.

Outra coisa da vida real são seus amigos, os reais amigos. Aqueles que estão lá, nos bons e nos maus momentos, aqueles que voce conhece a anos, ou conhece há pouco mas voce reconhece a lealdade, a conexão de imediato.

Opie morreu neste episódio provando tudo isso ao Jax, morreu como um guerreiro leal, claro na vida real voce nao segue e nem deve seguir a risca, mas transforme em uma metafora tudo isso...quem são seus amigos verdadeiros? com quantos voce pode contar nesta vida?
E também tem a familia, a mulher, os filhos...não é um seriado de motoqueiros tipico de certos filmes, de comerciais...motoqueiro doidão, todo de couro, etc, etc, como discutimos em vários tópicos em alguns blogs . Atrás de todo aquele visual, violencia, motos, armas, tem o lado "familia"que eu tambem sempre gostei no seriado e que é claro também é uma metafora perfeita para vida


Muitos fãs ja se pronunciaram dizendo que não vão mais assistir Sons of Anarchy, alegando que Opie era seu personagem favorito. Um personagem com uma vida tragica em nome do M.c.. Que Kurt Sutter foi injusto, que Opie não merecia morrer de forma tão trágica, depois de, tambem de forma tragica perder a esposa e o pai.
Uma trama muito bem amarrada, pois quem matou a esposa dele foi o Tig, quem matou o pai foi o Clay, ele (Opie) atirou no Clay que para proteger o Opie disse que foram os negros e por fim Tig acreditando que foram os negros matou a filha do pior deles, que querendo vingança chegou até o desfecho neste momento com a morte de Opie.
A vida real também é cheia dessas  tramas, umas coisas ligadas as outras que chegam em alguns desfechos...Causa e efeito.

Concordo. Mas também acho que os fãs devem continuar vendo a série. Isso vai dar uma nova dimensão ao melhor amigo dele, Jax Teller, a perda foi tão brutal, tão emocionante, que como o próprio Kurt ja disse em algumas entrevistas que li hoje, vai mexer com toda a dinamica, todas as atitudes, de Jax.

Quando passamos por merdas muito, mas muito grandes nessa vida, refletimos, mudamos, procuramos outros caminhos. Merdas muito sérias nos fazem pensar, a procurar uma saida, mudar o rumo das coisas...
As vezes no fundo do poço vc tem outra visão das coisas.

Igual ao seriado....Igual a vida real.
Gotta look this Life, in the eye

R.I.P. Opie

32 comentários:

  1. Excelente texto!!!! Pouco mais há a dizer...resta esperar para ver o que vao acontecer a seguir.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito triste a morte de Opie, agora vai ser punk os próximos episódios.

    ResponderExcluir
  3. Cara, sinceramente, o Sutter disse que precisava da morte do Opie pra dar poder, força e raiva ao Jax, mas convenhamos, se fosse pra alguém morrer pra acontecer isso, que matasse a Gemma ou a Tara, por que essas duas, estão transformando a série numa novela mexicana!!! O Opie nããããããããão, cara!!! Acho que prejudicou a série!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o PJ, especialmente quanto a parte sobre a Tara e Gemma, cada dias mais chata esta trama. Mas o que mais me irritou não foi nem a morte do Oppie, mas sim a reação do Jax. Tudo bem que ele é um kr durão, mas a reação dele não foi compatível com a situação. Já vimos Jax chorando em outras situações bem menos dolorosas. Acho que essa temporada está se perdendo. Está brutal de forma quase apelativa com um história que nao evolui, perdemos talvez o melhor personagem da série(Opie), e talvez também Jax, que está cada vez mais frio, muito diferente do personagem que conhecia e gostava. Espero que os próximos episódios compensem esse início de temporada chocante mas (até agora) pouco produtivo para a trama. A história sempre girou em torno dos príncipios do Jax e por seu amor ao clube. Agora já não sei mais do que se trata.

    ResponderExcluir
  5. A Gemma matou o pai do Jax, e a Tara é a mãe dos filhos dele, e uma badass foda. As duas são as maiores forças atuando na vida dele.

    A morte do Opie foi foda e emocionante, nada teria causado tanto impacto, nem a morte do Clay. Morreu como um herói e mostrou como essa série é foda.

    Concordo com o Digital Inferno: morre Opie porque a vida é assim. Não tem caminho fácil e todo mundo pode ter seu número chamado a qualquer hora.

    Muito foda o episódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COncordo! Ele era um personagem muito foda, mas essa historia de deixar de assistir a série é meio choro de criança mimada que só quer que as coisas acabem bem para os personagens que gosta. Se ele não morresse não teria esse que foi um dos melhores episódios de toda a série, que atire a primeira pedra quem não ficou com os olhos cerrados e babando na frente da tv!

      Que venham as próximas temporadas!!



      Excluir
  6. Chorei por Opie, sempre foi meu personagem preferido desde a primeira temporada, esse cara era meu heroi do seriado, e sinceramente não sei se vou conseguir assitir mais o seriado, sem o Opie. Estou comentando nesse momento com lágrimas nos olhos. Acho que deveriam ter aproveitado algum personagem proximo, mas não tão proximo para essa cena. Qualquer um dos outros. Tig merecia morrer por tudo que fez. E o Irlandes eu também gosto muito. Então, acredito que o autor fez uma merda muito grande ao colocar esses personagens que são de valor pro grupo na prisão, que colocasse outro menos importante pra morrer.

    Opie foi e sempre será o cara mais foda dos Sons e um pensonagem que eu jamais esquecerei.

    De qualquer forma concordo com as opiniões que no geral Jax precisava disso para mudar sua postura. Mas não sei se vou poder continuar sendo fã do seriado sem o Opie presente.

    Tinha esperança de ver o Clay morto, Jax presidente e Opie como seu vice.

    Agora todas as minhas espectativas do seriado estão caindo por terra.

    Enfim, fiquei muito insatisfeito com esse desfecho talvez não assista mais a série.

    ResponderExcluir
  7. A cena do velório do Opie no 4 episódio foi foda de ver, foi muito triste, mas a vida é assim também, concordo que a vida é assim mesmo, faz parte.

    ResponderExcluir
  8. só quero ver o tig queimar o pope u.u

    ResponderExcluir
  9. Belas palavras... a frase no twitter do ator é genial tbm!!

    Acho q esse tipo de morte existe pra gente parar pra pensar e refletir mesmo, a vida é filha da puta com a gente muitas vezes e de repente ela tira de vc alguém que ama sem maiores explicações...

    Foi o sentimento que ficou, esse "por quê o Opie??" é o sentimento natural, nisso eu acho q a trama foi muito bem amarrada pq tipo: o cara tava todo fodido, podia matar o elenco inteiro q tava no lucro e a gente torcendo por isso, daí matam ele de forma covarde... Meu coração apertou meeeesmo nesse episódio!

    A Gemma não morre pq ela é casada com o Kurt Sutter, duvidooooo muito porque na verdade ela é a personagem principal junto com o Jax, e ele precisa dessa força e das cagadas dela pra entender a própria existência... mas bem que eu queria ela morta, tá fazendo muita merda!!! rs

    ResponderExcluir
  10. Estou bem atrasado, já tinha ouvido falar da serie mais nunca tinha assistido, resolvi baixa o primeiro episodio e agora estou aqui 2 em duas semanas já assisti quase todo o seriado...
    Puts velho não tinha a menor ideia que o Opie morria, cara com certeza a serie sem ele já não vai ser mais a mesma...
    To achando o autor meio perdido da quarta temporada para cá, uma das coisas mais foda que eu achava no seriado era a lealdade entre eles, e do nada até o Otto vira um rato?
    assisti o 5 4 6 episodio hj já com aquela sensação que ta faltando algo...

    ResponderExcluir
  11. Cara, nem sei se alguém vai ler esse coment , mais chorei feito criança, e olha que sou uma garota durona , pra mim , a série vai como sempre ficando cada vez melhor ... e aos indignados de plantão : se você não é capaz de se sacrificar por um amigo verdadeiro, o melhor amigo, realmente vc não vai entender a arte por traz desse desfecho . emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Alline: Eu li seu coment. Quem realmente gosta de Sons of Anarchy ficou abalado de um jeito ou de outro com a morte do Opie. Abs

      Excluir
  12. Muito bom acredito que que falou por todos nos nesse texto parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Michael Carvalho Silva12 de julho de 2015 09:55

    Nunca tive a oportunidade de assistir a série "Sons Of Anarchy" apesar de eu gostar muito do ator inglês Charlie Hunnam que é o protagonista da série. Assisti a cena da morte do personagem Opie no Youtube e fiquei bastante emocionado com a interpretação do ótimo ator americano Ryan Hurst nesse papel. Aliás, eu penso que o próprio Ryan Hurst é a escolha ideal para interpretar o famoso super-herói Capitão Marvel em um novo filme de Shazam já que Ryan é muito parecido fisicamente com o próprio Capitão Marvel. Além de Ryan como o Capitão Marvel, Charles Martin Smith ficaria perfeito como o supervilão Doutor Silvana, a filha de Charles Anna ficaria ótima como a filha mais nova de Silvana chamada Georgia e Chris Hemsworth poderia muito bem interpretar o filho mais velho de Silvana chamado Magnificus. Ellen Page poderia fazer o papel de Mary Marvel, a irmâ gêmea do Capitão Marvel e Steven R. McQueen seria ideal para interpretar o Capitão Marvel Júnior. Omar Sharif é ideal para interpretar o mago egípcio Shazam já que ele também é egípcio na vida real e Ray Winstone e David DeLuise ficariam ótimos nos respectivos papéis do Tio Dudley e do tigre falante Talky Tawny Tiger. Pois bem, esse é o meu elenco ideal para um novo filme de franquia Shazam pertencente à editora de gibis DC Comics tendo o ótimo Ryan Hurst, o eterno e finado Opie de "Sons Of Anarchy" como o protagonista Capitão Marvel, líder da Família Marvel e o maior detentor do poder de Shazam.

    ResponderExcluir
  14. Michael Carvalho Silva12 de julho de 2015 10:14

    Só mais uma coisa que eu esqueci de dizer. Esse novo filme de Shazam ficaria absolutamente perfeito se além dele ser estrelado pelo elenco que eu sugeri (em especial pelo excelente Ryan Hurst no papel do protagonista Capitão Marvel) ele também fosse inteiramente escrito e dirigido pelo genial Kevin Smith que na minha opinião é a escolha ideal para realizar esse mesmo projeto. Em tempo, uma canção antiga e famosa que sempre me faz lembrar do próprio Ryan Hurst é "Palomino" do ótimo grupo de rock inglês Duran Duran e que pertence ao melhor álbum já gravado por esse conjunto até os dias de hoje que se chama "Big Thing."

    ResponderExcluir
  15. Michael Carvalho Silva12 de julho de 2015 10:47

    Por último, Kevin Durand poderia fazer o papel do supervilão Capitão Nazista e Trevor Donovan poderia interpretar Lúcifer nesse novo filme de Shazam com Ryan Hurst e o grande elenco que eu acabei de citar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Michael! obrigado pelo seu comentário! Se puder assista Sons of Anarchy desde o inicio, vale a pena mesmo para quem não está familiarizado com o mundo dos mc´s, o seriado é mais do que isso!
      Sobre o capitão Marvel, confesso que sei muito pouco ou quase nada , mas seus comentários me incetivaram a pesquisar mais, vou ver com calma...para quando está previsto o filme? se tiver alguns links sobre ele deixe aqui, abs!

      Excluir
  16. Michael Carvalho Silva15 de julho de 2015 19:26

    Obrigado por responder ao meu comentário, Senhor Martins. O novo filme de Shazam não tem data prevista de lançamento porque por enquanto ele ainda é apenas um projeto a ser anunciado. E eu lamento lhe informar que o nosso querido Omar Sharif faleceu no dia dez desse mês e que eu só fiquei sabendo disso agora mesmo pela Internet. É mesmo uma pena que o Omar Sharif tenha falecido pois ele era perfeito para interpretar o mago Shazam no cinema por ter a mesma idade e a mesma origem egípcia desse personagem da mesma forma que o nosso querido Ryan Hurst que é o meu novo ator preferido é também perfeito para interpretar o Capitão Marvel no cinema por ser quase idêntico fisicamente a ele. Descanse em paz, Omar Sharif. Amém. E muito obrigado por ter respondido ao meu comentário, Senhor Martins, e prometo que vou tentar assistir a série "Sons Of Anarchy" desde o começo pois ele deve ser mesmo ótima. Mais uma coisa, a esposa do Ryan Hurst na vida real é a atriz e produtora americana Molly Cookson que é muito parecida fisicamente com a famosa atriz e estrela americana de Hollywood Madeleine Stowe, intérprete da vilâ Victoria Grayson no seriado de televisão "Revenge." Aproveite e ouça no youtube a canção "Palomino" do Duran Duran que é a mesma música que sempre me faz lembrar do Ryan Hurst e que pertence ao melhor álbum desse grupo chamado "Big Thing" que também está disponível inteiro no próprio Youtube para se ouvir. Muito obrigado e fique com Deus, Senhor Martins. Um grande abraço para o Senhor e parabéns pelo seu ótimo site. Até lá.

    ResponderExcluir
  17. Michael Carvalho Silva15 de julho de 2015 20:28

    Só mais uma coisa que eu gostaria de lhe perguntar, Senhor Martins. Gostaria muito de saber se o Senhor concorda comigo a respeito de eu ter dito que o Ryan Hurst é o ator ideal para interpretar o Capitão Marvel em um novo filme de Shazam e também se o Senhor acha que o Charles Martin Smith que foi meu grande ídolo de infância e juventude no passado é o ator perfeito para interpretar o supervilão Doutor Silvana, o inimigo número um do Capitão Marvel em todos os tempos já que hoje em dia o Charles ficou parecidíssimo com o próprio Silvana na vida real depois de velhinho. Ficarei muito agradecido ao Senhor se o Senhor puder me dar sua resposta. Mais uma vez muito obrigado pela atenção e parabéns pelo seu excelente site. Um grande abraço para o Senhor e tudo de bom hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  18. Michael Carvalho Silva15 de julho de 2015 20:46

    Desculpe por incomodar de novo, Senhor Martins, mas já que o Senhor se interessou pelo Capitão Marvel que sempre foi um dos meus super-heróis preferidos, sugiro ao Senhor que procure o box com os DVDS do antigo seriado de televisão em desenho animado "SHAZAM!" que foi realizado no início dos anos oitenta pela saudosa produtora americana Filmation e que já foi lançado aqui no Brasil para compra e venda há alguns anos atrás. O Senhor também pode conferir no Youtube as aberturas do antigo desenho animado e do velho seriado de televisão do Capitão Marvel escrevendo "Shazam Cartoon Intro" e "Shazam Intro" junto com alguns trechos e alguns episódios desses mesmos programas. Mais uma vez muito obrigado pela atenção e um grande abraço, Senhor Martins. Até lá.

    ResponderExcluir
  19. Michael Carvalho Silva15 de julho de 2015 21:25

    Só mais uma última coisa, Senhor Martins. Aproveite e confira no Youtube a ótima e antiga canção "I'm In You" do músico e cantor inglês Peter Frampton pois ela é excelente e muito bonita além de me fazer lembrar bastante do Charles Martin Smith e também do ator e galâ americano Michael Gray que interpretou o jovem Billy Batson, o alter ego do próprio Capitão Marvel na clássica série de televisão "SHAZAM!". Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Michael Carvalho Silva15 de julho de 2015 21:34

    Por último, Senhor Martins, o Senhor também pode conferir no Youtube as aberturas em português das duas séries televisivas de "SHAZAM!" com a dublagem brasileira original. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Michael quanta coisa!rs Eu sinceramente não conheço nada deste universo da Marvel, em que se refere ao SHAZAM, lembro que via os desenhos antigos quando criança e só. Então nem posso dar opinião se o Ryan Hurst é certo para o papel, mas como vc é fã e conhece muito bem os personagens do SHAZAM eu confio no seu julgamento. Quanto as dicas pode deixar que lhe prometo que vou pesquisar todas, pois sou curioso em todos os assuntos, pode deixar que vou ver sim! A canção do Peter Frampton com certeza já devo ter ouvido, mas não me lembro, vou ver no Youtube sim
      Obrigado pelos elogios, e por favor fique a vontade para comentar nos demais posts, gostei dos seus comentários.
      Abraços!

      Excluir
  21. Michael Carvalho Silva16 de julho de 2015 20:33

    Muitíssimo obrigado, Senhor Martins. Eu só gostaria de lhe dizer que o mago Shazam, o Capitão Marvel e toda a Família Marvel não pertencem à editora Marvel Comics como o Senhor falou, mas sim à editora DC Comics que é a mesma editora do Super-Homem, da Mulher Maravilha, do Batman, da Liga Da Justiça e dos Jovens Titãs apesar do Capitão Marvel e da Família Marvel terem o sobrenome Marvel que quer dizer maravilha em inglês. Já os heróis pertencentes mesmo à editora Marvel Comics são Thor, Hulk, Capitão América, Homem Aranha, Vingadores e X-Men sendo que a Marvel Comics é a maior Rival da DC Comics em todos os tempos. Eu gosto muito da Marvel Comics, mas sempre tive desde cedo uma preferência bem maior pela DC Comics e seus personagens como o Super-Homem e toda a Família Marvel em especial. Muito obrigado por ter respondido o meu comentário e por ter me convidado para comentar nos seus demais posts, Senhor Martins. Um grande abraço e até a próxima. Até lá.

    ResponderExcluir
  22. Michael Carvalho Silva19 de julho de 2015 15:38

    Só mais uma coisa que eu gostaria muito de lhe dizer, Senhor Martins. Se todos os membros da família do Doutor Silvana tivessem que aparecer nesse mesmo filme de Shazam que eu acabei de citar, eu penso que a loura e linda atriz, cantora, modelo e miss italiana Gloria Guida que foi um símbolo sexual do cinema erótico italiano nos anos setenta e oitenta do século vinte seria perfeita para interpretar a primeira esposa do Doutor Silvana chamada Vênus Silvana enquanto que a loura e maravilhosa supermodelo tcheca Hana Soukupova que é a cara da atriz e modelo alemã Diane Krueger de "Tróia" com Brad Pitt é perfeita para interpretar a filha mais velha de Silvana chamada Linda Silvana que por sua vez sempre foi apaixonada pelo Capitão Marvel. A consagrada atriz britânica Helena Bonham Carter ficaria ótima no papel da segunda esposa do Doutor Silvana chamada Pórtia Silvana e o jovem galâ americano William Lee Scott de "Efeito Borboleta" seria uma boa escolha para interpretar o filho mais novo de Silvana chamado Silvana Júnior. De seu primeiro casamento com a loura, bela e bondosa Vênus, Silvana teve seus dois filhos mais velhos Magnificus e Linda que também eram louros, belos e bons como sua própria mãe e de seu segundo casamento com a morena Pórtia o Doutor Silvana teve seus dois filhos morenos e mais novos e também cientistas que nem ele chamados Geórgia e Silvana Júnior que eram igualmente feios e perversos que nem ele próprio.

    ResponderExcluir
  23. Michael Carvalho Silva20 de julho de 2015 07:01

    Muito obrigado, Senhor Martins. O senhor é um homem muito gentil, culto, fino e educado ao contrário da maioria dos homens brasileiros que em geral são extremamente porcos, devassos, grosseiros e aproveitadores sendo que infelizmente a maior parte dos homens brasileiros são todos uns verdadeiros vagabundos,prostitutos, gigolôs, cafetões, bandidos, vigaristas, ladrões, adúlteros, pedófilos, assassinos, estupradores, criminosos, molestadores e marginais da pior espécie salvo raríssimas exceções que nem o senhor, o que é realmente ótimo pra ser sincero. A maioria das mulheres brasileiras hoje em dia são todas umas vagabundas vulgares promíscuas e oportunistas que se também se prostituem, enganam e roubam aqui e no exterior, em especial na Europa, mas também há algumas mulheres brasileiras que são verdadeiras e honrosas exceções à regra que nem alguns homens brasileiros. De fato.

    ResponderExcluir
  24. Michael Carvalho Silva20 de julho de 2015 21:55

    Senhor Martins, homens brasileiros famosos que deveriam dar o devido exemplo para o nosso próprio país, mas que não passam de uns verdadeiros vagabundos, cafajestes, pilantras e vigaristas grosseiros, machistas, cínicos e desavergonhados da pior espécie possível são políticos corruptos mentirosos e ladrões como o ex-presidente Lula e atores profissionais de cinema e televisão que já passaram pela abominável Rede Globo De Televisão como os infames, famigerados e tenebrosos Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Antônio Calloni e Otávio Muller só para citar de longe os piores exemplos sendo ainda que os já citados Frota e Carrieri se tornaram prostitutos de luxo, atores pornôs e modelos eróticos de revistas masculinas voltadas para o público homossexual. Em virtude de tamanha sordidez nacional, é totalmente reconfortante para mim saber que ídolos internacionais como o nosso querido Ryan Hurst tem o perfeito, saudável e exemplar bom senso absoluto e total de sempre seguirem de maneira íntegra e invariável pela contramão, o que logicamente é sempre o melhor e mais correto e sensato caminho a se seguir.

    ResponderExcluir
  25. Michael Carvalho Silva20 de julho de 2015 22:05

    Se os cinco homens brasileiros e famosos que eu acabei de citar são indivíduos abjetos absolutamente desprezíveis e abomináveis, o mesmo não pode de jeito nenhum ser de dito de um ídolo internacional tão ilustre e impoluto quanto o nosso querido e adorado Ryan Hurst que é simplesmente o maior. Hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  26. Michael Carvalho Silva8 de agosto de 2015 09:53

    Querido Senhor Martins, tenha um feliz dia dos pais e me desculpe se eu o assustei com os meus comentários agressivos a respeito dos homens brasileiros. È que quando eu esqueço de tomar o meu remédio eu fico um pouco agitado já que eu me trato com psicólogo e psiquiatra pois sou esquizofrênico. Fora isso, além do já citado Ryan Hurst, sugiro ao Senhor que assista também aos filmes antigos do ótimo ator americano Timothy Bottoms que por sua vez é um Richard Gere muito mais bonito, sensual, talentoso e carismático do que o original além de mais jovem também. Muito obrigado e me desculpe por qualquer coisa. Tudo de bom para o Senhor e mais uma vez parabéns pelo seu excelente site.

    ResponderExcluir
  27. Michael Carvalho Silva8 de agosto de 2015 14:02

    Senhor Martins, que saudades eu tenho dos anos setenta e oitenta do século vinte, época da minha infância quando o cinema internacional tinha grandes atores e atrizes como Christopher Reeve, Timothy Bottoms, Charles Martin Smith, Lindsay Wagner, Laura Gemser, Carla Gravina, Gloria Guida e Sylvester Stallone entre inúmeros outros. Bons tempos que infelizmente não voltarão nunca mais.

    ResponderExcluir